O Júri da Maratona Fotográfica de Lisboa 2021 tem uma composição heterogénea, de fotógrafos reconhecidos nacional e internacionalmente, para que a avaliação das fotografias dos fotomaratonistas seja o mais plural possível. Fique a conhecer os 6 elementos que constituem o painel de jurados (por ordem alfabética):

Bárbara_Tomaz_Photographer_r.jpg

Bárbara Tomaz

Food stylist e fotógrafa. Desde 2014 é responsável pela equipa de fotografia e food stylist dos livros e das revistas mensais de receitas, “Momentos de Partilha”, da Bimby. Actualmente é também Product Marketing Manager na Vorwerk Portugal.

As suas fotografias já ilustraram os livros (gastronómicos) de diversos autores, entre eles Casal Mistério, Maria Oliveira Dias e outros. Com projetos ligados cada vez mais à área da restauração, podemos ver alguns dos seus mais recentes trabalhos de fotografia no projecto THE RESIDENTIAL da LOHAD ou na App Volup.

 

Escreveu o seu primeiro livro em 2020: “Food Styling - A Arte de Comer com os Olhos".

Frescos de Almeirim
Figos
Projecto THE RESIDENTIAL 1
Volup- Restarante Porto Santa Maria
Volup- Restaurante Drogaria
Revista Frederica nº4, fevereiro 2020
Projecto THE RESIDENTIAL
Camilla Watson Photographer Júri Maraton

Camilla Watson

Camilla começou a sua carreira em 1993 como fotógrafa de Teatro. Mais tarde mudou-se para Brasil onde trabalhou e ensinou nas favelas de São Paulo. Veio viver para Lisboa em 2007 e desde então focou-se em projectos colaborativos com a comunidade, exibidos em espaços exteriores que estão ligados às pessoas que fotografa ou com a história local.

Com a sua obra procura responder a algumas questões contemporâneas: “Como podemos manter viva a história de uma comunidade?”, “Como podemos manter as suas memórias em ambientes em rápida mudança?” As suas Exposições como 'Retratos de Fado', 'O Tributo' e 'Alma de Alfama' continuarão em exposição em Lisboa, nas paredes das ruas de Alfama e Mouraria, durante muitos anos. Agora Camilla mora em Almada, onde tem a seu atelier, e continua a trabalhar com comunidades locais - estando neste momento a trabalhar num projeto com a comunidade de pescadores ao lado de Rio Tejo.

menino_brasil_Camilla_Watson
Upper_Street_Camilla_Watson
senhor_Mendes_Camilla_Watson
Alma_de_Alfama_Camilla_Watson
Mouraria_Camilla_Watson
Gonçalo_Delgado_Foto.jpg

Gonçalo Delgado

Gonçalo Delgado é um fotojornalista e fotógrafo documental português, Embaixador da Sony.

Conta com trabalho publicado em alguns dos mais reputados órgãos de comunicação social internacionais, dos quais se destacam: Wall Street Journal (EUA);Telegraph (UK);The Guardian (UK); Seattle Times (EUA); El Pais (ES);Sunday Times (EUA); Internazionale (IT); NBC(EUA);(...)

É colaborador das agências Global Imagens, Lusa/European Pressphoto Agency e Impresa.

Foi em 2013 destacado com o Nikon International Photo Contest Award e desde 2015 destacado 5 vezes com o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem.

Conta com o seu trabalho exposto nacional e internacionalmente desde Braga a Tóquio.

Uma mulher chega à costa através de um b
Manifestação dos Coletes Amarelos em Par
Nascimento de um bebé na primeira semana
Demonstração de fé de uma mulher durante
Um Cavaleiro Salta por cima de uma fogue
Um bombeiro carrega vários metros de man
Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos ic
NomadicByChoice_R.jpg

Nomadic by Choice

Micaela Sousa, viveu em Portugal até 2008 – momento em que um Doutoramento em Ciência de Materiais a levou até Oxford (UK). Seguiu-se um trabalho como cientista durante 3 anos no Instituto Fraunhofer IZM em Berlim. Em 2015, decide interromper o seu percurso académico e científico e dedicar-se a tempo inteiro à fotografia.

Enquanto fotógrafa, dedicada à área do retrato, conceptual e documental, assina os seus trabalhos como Nomadic by Choice. Nos seus trabalhos procura compreender as vidas daqueles que capta em imagem, a fim de os retratar da forma mais realista possível. Para ela, a empatia, confiança, tempo e compreensão são os elementos-chave para o conseguir.

Já expôs em Los Angeles, Portland, Berlim e Lisboa e foi referenciada em diversas publicações internacionais (Variety, Various Creative, Aésthetist Magazine, Affix Mag, EyeEm, Berliner Morgenpost, Berliner Zeitung, Epicur, El Espanol, El Mundo, etc). A sua fotografia "Impermanence" foi a best seller da exposição colectiva "#berlin" da iHeartBerlin.de & Post Collective em 2015. Em 2020, Nomadic by Choice foi uma dos 44 artistas selecionados para uma bolsa no âmbito do projeto "Pandemic Healing Arts", com o seu mais recente projecto 'I am here - An act of witnessing'. Esse projeto constitui-se como uma história visual focada na experiência pessoal e emocional da fotógrafa num momento de extrema dissonância, realizada já durante a atual pandemia de Covid-19.  Ainda em 2020, Nomadic by Choice foi uma das artistas selecionadas para um programa especial de bolsas de estudo do Dep. de Cultura e Europa do Senado de Berlim (a levar a cabo durante este ano), onde irá abordar temas como a violência doméstica e o Brexit.

_Who are you when no one is looking__ fe
Impermanence
“An Interpretation of Übersetzung” feat.
_Don Quixote_ performed by Staatsballett
_Just Happier_ feat. Livia Rita
Nuno_André_Ferreira_Photographer_R.jpg

Nuno André Ferreira

Nuno André Ferreira, nasceu em Leiria. Licenciou-se em Ciências da Informação pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra e iniciou a sua carreira como fotógrafo na Sala de Imprensa do Município de Leiria. Em Agosto de 2006 mudou-se para Viseu e é a partir daí que tem desenvolvido o seu trabalho como fotojornalista, amplamente difundido pelas principais publicações nacionais, nomeadamente atráves das colaborações com o Grupo Cofina (desde 2006) e com a Agência Lusa (desde 2009). De 2018 a 2020 tem dedicado uma parte do seu tempo à elaboração (em co-autoria) dos livros “Dever de Memória – da Infâmia à Esperança”, “Viseu Folk” e “A Voz do Dão - o Diálogo da uva e do Vinho”. Ainda em 2018 algumas das suas fotografias integraram o livro “Dois anos Depois - Júbilo e Tragédia” da Presidência da República. Mais recentemente, já no âmbito da Pandemia Covid 19, participou nas publicações “Everydaycovid - Diários fotográficos em estado de emergência” e “At the Scenes of the Pandemic” (International Press Photo Exhibition - na Coreia do Sul ).

Vencedor do Prémio Estação Imagem Mora na categoria Ambiente em 2010). Primeiro prémio de fotografia da Aliança das Agências de Notícias do Mediterrâneo (AMAN) em 2014. Prémio Rei de Espanha de Jornalismo em 2018 (com a fotografia “O Nosso Presidente Marcelo”).

Já em Abril de 2021 foi um dos premiados no concurso internacional de fotografia World Press Photo, na categoria Spot News, com a fotografia intitulada “Fogo na Floresta”.

NAF1
NAF2
NAF3
NAF4
NAF5
NAF6
FotoPerfil_ROAP_rr.jpg

Ricardo Oliveira Alves

Ricardo Oliveira Alves nasceu (1977) em Lisboa, uma cidade inspiradora na sua luz, imagética, ambiências e percursos cinematográficos. Uma origem incontornável sobretudo para quem manifesta a criatividade através da imagem. Ao longo do seu percurso, Ricardo cruzou diferentes áreas de formação e interesses, desde a arquitetura à música passando pela realização e produção, até chegar a uma dedicação mais profunda e completa à fotografia de arquitetura.

O seu trabalho, reflete o conjunto desta dialética própria, imanente na abordagem mesmo nas captações mais simples. Uma vida nos espaços feita de luz natural e contrastes, sem artifícios nem operações cosméticas.

Trabalha com um generoso portfólio de clientes nacionais e internacionais e conta já com uma menção honrosa da A+Awards pela Architizer (2014), tendo sido um dos vinte fotógrafos, selecionados de todo o mundo, a marcar presença presente na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016.

É solicitado sobretudo para fotografar projetos, geralmente notáveis, concebidos pelos mais conceituados Ateliers nacionais, sendo publicado regularmente nas revistas mais proeminentes da área, dentro e fora do país.

1_RICARDO_OLIVEIRA_ALVES_ MONTENEGRO_ARQ
3_RICARDO_OLIVEIRA_ALVES_AIRES_MATEUS_HO
4_RICARDO_OLIVEIRA_ALVES_ENTER_ARQUITECT
5_RICARDO_OLIVEIRA_ALVES_ARQ_TAILORS_SEA
2_RICARDO_OLIVEIRA_ALVES_GUEDES_CRUZ_ARQ
6_RICARDO_OLIVEIRA_ALVES_CORPO_ATELIER_B